Câncer de Rim
O câncer de rim é o terceiro mais frequente do aparelho genitourinário e representa aproximadamente 3% das doenças malignas do adulto. Quando falamos do câncer de rim não estamos falando de uma única doença, mas sim um grupo de doenças, sendo a mais comum delas a Neoplasia de Células Claras.
É mais comum entre os 50 a 70 anos, sendo duas vezes mais comum no sexo masculino. São fatores de risco para esta doença o tabagismo, obesidade, aumento da pressão arterial, história familiar da doença e algumas síndromes genéticas.
Normalmente a doença não causa sintomas, sendo o seu diagnóstico feito em exames de rotina. Menos de 10% dos pacientes vão sentir algum sintomas relacionado a doença.
O diagnóstico é feito através de exames de imagem como o Ultrassom, Tomografia e a Ressonância. Em poucos casos é necessária a biópsia da lesão.
O tratamento é cirúrgico e feito através da Nefrectomia Laparosópica ou Robótica (retirada de parte ou de todo o rim, a depender do tamanho da lesão). Outros métodos menos invasivos como a Radioablação ou Crioablação podem sem usados em casos específicos.
Casos de doenças avançadas podem necessitar do uso de medicações imunoterápicas.