ESPECIALISTA EM PRÓSTATA – EM CURITIBA/PR

O câncer de próstata é um dos cânceres mais frequentes entre os homens. Por isso, realizar exames regulares é essencial, uma vez que essa atitude pode auxiliar na identificação precoce de possíveis problemas, aumentando as chances de um tratamento eficaz. Agende sua consulta com o especialista em próstata Dr. João Scapini hoje mesmo!

convênios aceitos:

Quem sou eu?

Olá, sou o Dr. João Scapini.

● Formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná;

● Cirurgia Geral no Hospital do Trabalhador – Curitiba;

● Residência em Urologia no Hospital Nossa Senhora das Graças (2019-2022), referência nacional na área e onde por 3 anos me preparei para fazer o que existe na vanguarda da Urologia: endourologia minimamente invasiva para tratamento de pedras nos rins, aumento da próstata, cânceres de bexiga; cirurgia laparoscópica e robótica para tratamento com incisões mínimas das doenças;

● Cirurgião Robótico pelo Instituto Falke

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença que afeta muitos homens ao redor do mundo, sendo uma das principais causas de mortalidade masculina. Ele ocorre quando células anormais na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, começam a se multiplicar descontroladamente, formando um tumor maligno.

O Câncer de próstata costuma causar poucos sintomas em sua fase inicial. Por isso, é necessária a realização de exames como o PSA do sangue e o toque retal para o seu diagnóstico.

Além disso, também é de grande importância escolher um especialista em próstata para tratar essa doença. Dr. João Scapini é um urologista com vasta experiência no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata e outras doenças prostáticas. Com uma abordagem dedicada e personalizada, ele oferece aos seus pacientes um atendimento de excelência, utilizando as mais avançadas técnicas cirúrgicas e terapêuticas disponíveis. A expertise do Dr. João Scapini em cirurgias para tratamento do câncer de próstata faz dele uma referência na área, garantindo tratamentos eficazes e resultados positivos.

Não espere mais para cuidar da sua saúde! Agende sua consulta e tenha a certeza de estar em boas mãos!

É possível prevenir o Câncer de Próstata?

A prevenção do câncer de próstata é uma preocupação para todos os homens, especialmente aqueles com histórico familiar da doença. Adotar um estilo de vida saudável pode reduzir significativamente os riscos. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e pobre em gorduras saturadas, por exemplo, é fundamental. Além disso, a prática regular de exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e parar de fumar também são medidas importantes na prevenção do câncer de próstata.

Ademais, é essencial realizar exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata, já que isso aumenta as chances de tratamento bem-sucedido e pode salvar vidas. Portanto, homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos para aqueles com maior risco, devem conversar com seus médicos sobre a frequência desses exames, que são:

PSA (Antígeno Prostático Específico)

O PSA é uma proteína produzida pela próstata. Um exame de sangue pode medir os níveis de PSA no sangue, sendo que níveis elevados podem indicar a presença de câncer de próstata ou outras condições prostáticas, como hiperplasia benigna ou inflamação.

Toque Retal

O toque retal é um exame físico em que o médico insere um dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto do paciente para sentir a superfície da próstata. Esse exame, portanto, pode ajudar a detectar anomalias, como nódulos ou endurecimentos, que podem ser indicativos de câncer.

RESSONÂNCIA DA PRÓSTATA

Nem sempre uma alteração no PSA está relacionada ao câncer de próstata. A ressonância multiparamétrica da próstata nos ajuda a diferenciar casos de elevação de PSA por inflamação, aumento da próstata dos casos relacionados ao câncer de próstata.

Biópsia de Próstata

Uma biópsia da próstata envolve a remoção de pequenas amostras de tecido prostático, geralmente guiada por ultrassonografia transretal. As amostras são examinadas ao microscópio para verificar a presença de células cancerígenas.

Prevenir é sempre o melhor caminho para uma vida longa e saudável. Portanto, busque a ajuda de um especialista em próstata, como o Dr. João Scapini e cuide da sua saúde!

Realizar exames de próstata com um médico especializado é essencial para a prevenção e detecção precoce de doenças, incluindo o câncer de próstata, uma das condições mais comuns entre os homens. Aliás, exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal são fundamentais para identificar alterações na próstata, permitindo um diagnóstico precoce que aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz.

Por isso, homens a partir dos 50 anos, ou 45 anos para aqueles com maior risco, devem realizar exames regulares, como o PSA e o Toque Retal, para monitorar a saúde da próstata. Cuidar de você é essencial para uma vida longa e saudável.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA DOENÇAS NA PRÓSTATA

Existem diversas opções de tratamento disponíveis, dependendo do estágio e da agressividade da doença, idade do paciente e outros fatores que são avaliados em consulta.

As opções mais comuns de tratamento da doença localizada, isto é, que está restrita à próstata e não se espalhou, são a cirurgia e a radioterapia.

A cirurgia de remoção da próstata pode ser feita por meio de técnicas diferentes. Recentemente, os métodos minimamente invasivos, como a cirurgia videolaparoscópica e a cirurgia robótica têm ganhado mais espaço devido a menor morbidade e menores riscos de complicações.

Nos casos em que cirurgia e radioterapia não são uma boa opção de tratamento (quando o câncer se espalha para outros órgãos ou volta depois do tratamento), a hormonioterapia pode ser empregada. É feita com objetivo de baixar os níveis de hormônios masculinos que estimulam o crescimento das células cancerosas, a fim de encolher o tumor e reduzir o seu ritmo de crescimento. A hormonioterapia pode ser usada depois da cirurgia e antes ou depois da radioterapia, principalmente em tumores de maior agressividade. Já o uso de quimioterapia só é empregado em fases mais tardias do tratamento.

Como alguns tipos de câncer de próstata crescem devagar, certos pacientes, que apresentam tumores de baixa agressividade, podem nunca precisar de tratamento, especialmente quando eles são idosos ou têm outros problemas de saúde. Mesmo pacientes jovens, com tumores pequenos e pouco agressivos e que desejam preservar suas atividades sexuais e padrões de micção, podem ser acompanhados por meio de consultas regulares, teste de PSA e toque retal regulares e, se necessário, novas biópsias e exames por imagem. Esse procedimento se chama vigilância ativa e, se o crescimento do tumor se acelerar, médico e paciente discutem a forma de tratamento.

Dúvidas frequentes

Homens devem começar a realizar exames a partir dos 50 anos, ou aos 45 anos se houver fatores de risco.

Não é comum o câncer de próstata dar sintomas, por isso devemos fazer os exames preventivos. Os sintomas, quando presentes, incluem dificuldade para urinar, sangue na urina e dor pélvica.

O diagnóstico é feito através de exames como PSA, toque retal, ressonância da próstata e biópsia.

Sim, ter um histórico familiar de câncer de próstata aumenta o risco.

Os tratamentos incluem cirurgia (laparoscópica ou robótica), radioterapia, terapia hormonal.

É uma cirurgia minimamente invasiva que utiliza braços robóticos para maior precisão.

Idade, histórico familiar, etnia e dieta podem aumentar o risco.

Sim, especialmente se detectado precocemente.

Podem incluir incontinência urinária e disfunção erétil. No entanto, quando os tratamentos são realizados por um especialista em próstata, são mais precisos e seguros.

Não, níveis elevados de PSA podem ser causados por outras condições, como infecções.

Geralmente não. Pode causar apenas um leve desconforto.

É a remoção de pequenas amostras de tecido prostático para análise microscópica.

É raro, mas possível. O risco aumenta com a idade.

 
Curitiba – PR

Rua Portugal, 307 - São Francisco - Curitiba - PR

Localização

Estamos convenientemente localizados para servir pacientes em nossa clínica. Portanto, confira nosso endereço e agende sua consulta.

Aqui na Clínica do Dr. João Scapini, você encontrará o suporte necessário para tomar a melhor decisão de forma segura em relação ao seu tratamento. Portanto, entre em contato conosco para agendar sua consulta e esclarecer todas as suas dúvidas. Sua saúde e bem-estar são nossa prioridade!